domingo, 13 de setembro de 2009

PESQUISA COM ENTREVISTA



PESQUISA COM ENTREVISTA



Revolução Verde


É um amplo programa idealizado para aumentar a produção agrícola no mundo por meio de melhorias genéticas em sementes (Multinacionais, Sementes e Transgênicos ), uso intensivo de insumos industriais(Multinacionais de Agrotóxicos, mecanização e redução do custo de manejo(Desemprego de trabalhadores rurais e êxodo das familias para a periferia das grandes cidades).Planeta Sustentável?


Que sustentabilidade. Com um projeto baseado em monoculturas,que faz uso em grande escala de fertilizantes, agrotóxicos e insumos de alto custo, polui e destrói meio ambiente decorrentes do avanço das fronteiras agrícolas e provoca o desemprego de trabalhadores do campo..?


O programa teve início em meados do século 20, quando o governo mexicano convidou a Fundação Rockefeller, dos EUA, a fazer estudos sobre a fragilidade de sua agricultura. A partir daí, cientistas criaram novas variedades de milho e trigo de alta produtividade, que fizeram o México aumentar de forma vertiginosa sua produção. Essas sementes foram, em seguida, introduzidas e cultivadas em outros países, também com ótimos resultados. "O impacto social da revolução verde, na medida em que ajudou a erradicar a fome no mundo, fez com que Norman Ernest Borlaug, considerado o pai do movimento, ganhasse o Prêmio Nobel da Paz em 1970", diz o engenheiro agrônomo Fábio Faleiros, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Mais tarde, o programa passou a sofrer críticas, que persistem até hoje."Muitos questionam a sustentabilidade de um projeto baseado em monoculturas e que faz uso em grande escala de fertilizantes, agrotóxicos e insumos de alto custo", afirma Faleiros. Outro ponto negativo são os maus tratos ao meio ambiente decorrentes do avanço das fronteiras agrícolas.


O programa foi iniciado em meados do século 20, quando o governo mexicano convidou a Fundação Rockefeller, dos EUA, a fazer estudos sobre a fragilidade de sua agricultura. A partir daí, cientistas a serviço da agroindústria e do capital, criaram novas variedades de milho e trigo de alta produtividade, que fizeram o México aumentar de forma vertiginosa sua produção. Essas sementes foram, em seguida, introduzidas pelas corporações multinacionais de agronegocios e cultivadas em outros países, também com ótimos resultados pára eles. "O impacto social da “revolução verde”, na medida em que ajudou a enriquecer os ruralistas, não erradicou a fome no mundo,mas, Norman Ernest Borlaug, considerado o pai do movimento, ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1970"


O gerente da crise, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu ajudar a África a fazer uma "revolução verde" na agricultura, na abertura de uma cúpula continental africana na Líbia.


"Eu reitero a promessa do meu governo de ajudar a África a realizar a sua própria ''revolução verde''", disse, acrescentando que o Brasil mostrou que pequenos agricultores podem aumentar a produtividade, assim como grandes agricultores.


"A experiência do Brasil mostra que a produtividade entre pequenos fazendeiros e a produção sustentável de alimentos são essenciais para erradicar a fome."


Fonte: http://www.kaosenlared.net/noticia/revoluco-verde-na-agricultura-ou-soberania-alimentar

ENTREVISTA COM A PROFESSORA OLGA

Professora qual o seu posicionamento diante da Revolução Verde?

Um êngodo que foi usado com discurso de diminuir a fome no mundo, mas que na realidade foi a abertura para o uso da tecnologia favorecendo os grandes latifundiários, e estes não produzem alimentos e sim usam os agrotóxicos para ter o máximo de produtividade.

Quais são os pontos positivos e negativos que você vê nessa Revolução?

POSITIVOS: Tecnologia com produtividade.


NEGATIVOS: Impactos ambientais com o uso de agrotóxicos e de outros componentes quimicos, degradando o solo e contaminando a água.

Qual seria a medida que você tomaria para resolver o problema da fome do mundo?

Que cada governo invista primeiro em agricultura favorecendo os policultores.

Até que ponto os trangênicos são bons para o homem?Quais suas vantagens?Podem trazer prejuízos a saúde?

Ainda não se sabe exatamente os beneficios, mas há uma tendência cada vez maior do uso dos transgênicos.

(Professora Olga)
Agradecemos a participação da Professora Olga,pela disponibilidade e atenciosidade que nos atendeu.
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário