domingo, 13 de setembro de 2009

TEATRO PRIMEIRO E TERCEIRO

No dia 08 de setembro entrevistamos vários alunos a respeito de suas apresentações teatrais referentes a preservação do meio ambiente associado ao tema ”Folclore” ocorridas no dia 01 de Setembro.


Os primeiros entrevistados foram 02 alunos do terceiro do E.M, Carlos Oliveira Baiano e Ana Paula. Ana Paula citou que a proposta do trabalho inicialmente foi citada nas aulas de Educação Física, porém no decorrer do desenvolvimento houve uma certa interdisciplinaridade envolvendo outras matérias como Biologia, Artes, dentre outras.


Carlos citou que toda sala participou do projeto, sendo dividido o trabalho em etapas, como montagem do texto, Atuação e figurino. A história consistia em um tribunal, em que de um lado se encontravam os personagens folclóricos, tais como Saci, Caipora, Mãe da Mata, Índios, Vitória Régia, Curupira, dentre outros e paralelo a isto se encontravam madeireiros, Garimpeiros, dentre outras pessoas que visavam usufruir da natureza de modo insustentável. Ao final da peça, tais antagonistas compram o Juiz do tribunal, onde geralmente ocorre na vida real, destaca Carlos.


Ana Paula diz também que o teatro obteve bom resultado uma vez que segundo ela, conseguiram alcançar seu objetivo e alcançar sua proposta.

“O resultado foi bom por que todo mundo bateu palma” – disse Carlos.



Acredito que nosso objetivo foi alcançado pois conseguimos transmitir a idéia que havíamos proposto inicialmente.” Complementou Ana Paula.


Posteriormente, fomos em busca de informações no 1º A do E.M onde entrevistamos os alunos Jeniffer e Cléber onde nos respondeu algumas perguntas.


O foco do teatro deles também foi a preservação ambiental bem como a cultura popular, porém focaram nas lendas indígenas bem como folclore num âmbito geral. Focaram uma espécie de combate entre os personagens folclóricos que buscavam tal preservação e aqueles que não visavam isto. É interessante ressaltar que eles se basearam em “espíritos” da cultura indígena além dos seres humanos para retratar tais pessoas que não se importavam com tal preservação.


A sala foi dividida em grupos, e assim como o 3º o teatro envolveu a sala toda.

“Escolhemos a música brasileirinho em nosso Teatro pois acreditamos que tal música representa muito bem a cultura popular” – Disse Cléber



“ O trabalho foi muito legal. Conseguimos aprender um pouco da cultura popular, do “folclore”, e isso nos fez crescer bastante” – Disse Jeniffer.





Agradecemos a participação e a colaboração de tais alunos. : D

Nenhum comentário:

Postar um comentário